As sementes fazem parte do quotidiano alimentar humano e animal. A Artemisa fornece sementes variadas, como Colza, Girassol, Ervilhaca, Ervilha e Algodão.
A colza é uma planta cujas sementes se extrai o azeite de colza, utilizado também na produção de biodiesel. As folhas da planta servem também de forragem para o gado (pelo que é cultivada em muitos países) por seu alto teor em lipídos e em proteínas.
Da semente do girassol é extraído o óleo do girassol que é comestível. A produção mundial ultrapassa 20 milhões de toneladas anuais de grão. A semente também é usada na alimentação de pássaros em cativeiro além de ser uma das mais utilizadas na alimentação viva. Tem sido também uma boa alternativa para alimentação de gado, em substituição a outros grãos.
A ervilhaca é explicitamente indicada para bovinos / ovinos, podendo ser cultivada para adubo verde.
A ervilha é cultivada pelo Homem há milhares de anos sendo o principal foco de produção na zona da Turquia e Síria. É benéfica em afecções cardíacas, transtornos do sistema nervoso, gravidez, lactação e diabetes.
O algodão é uma semente utilizada na alimentação bovina e em particular vacas leiteiras. Da semente é possível obter um óleo comestível.